Prótese

Iniciar tratamento

A perda dos dentes sempre é um motivo de desconforto e preocupação. Além de prejudicar a estética de seu sorriso, esse dano também pode dificultar a fala, a mastigação e a formação de toda a arcada dentária.

É por isso que cerca de 39 milhões de brasileiros fazem uso das chamadas próteses dentárias, que podem resolver muitos problemas de forma definitiva. E tem mais: um em cada cinco brasileiros usam próteses móveis.

A justificativa para esses números é simples: a prótese dentária se tornou mais acessível, confortável e simples com o avanço da odontologia. Apesar disso, o assunto ainda desperta muitas dúvidas. Por exemplo: quais são as opções disponíveis para quem sofre uma perda dental? Quem pode colocar uma prótese? Como o procedimento é feito?

O que é uma prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo utilizado para substituir o(s) dente(s) perdido(s). Elas podem ser removíveis (encaixadas à boca), ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para o caso.

Elas podem ser confeccionadas com base em diversos tipos de materiais, como resina, porcelana e zircônia.

Apesar de demandarem algum tempo para aplicação e adaptação, a aparência das próteses de hoje é muito semelhante à estética dos dentes naturais. Por isso, o seu uso passa a ser imperceptível para a maioria das pessoas, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos usuários.

Como funciona uma prótese dentária?

Todas as próteses são feitas sob medida, a partir dos moldes retirados da boca do paciente. O dentista trabalhará em parceria com um técnico especialista para o desenvolvimento de um dispositivo compatível com suas necessidades e será o responsável direto pela sua aplicação ou implantação.

E quanto à aplicação da prótese?

A aplicação vai depender do tipo de prótese escolhida. No geral, as próteses removíveis são mais rápidas, já que podem ser colocadas e retiradas pelo próprio paciente. No caso das próteses fixas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica (que deve ser feita pelo cirurgião-dentista) e um maior tempo de recuperação.

Qual é o melhor tipo de prótese?

São vários os tipos de prótese e cada uma é mais indicada para casos específicos. A protocolo, por exemplo, é uma prótese dentária ideal para quem perdeu todos os dentes, enquanto a fixa é uma indicação pra quem perdeu um ou mais dentes.

Assim, o melhor tipo vai depender de perfil, hábitos e características de cada paciente. Dessa forma, a escolha deve ser feita pelo paciente com a orientação do seu dentista. O profissional poderá avaliar as necessidades do seu paciente e indicar o tipo de prótese mais adequado e que atenda as suas expectativas.

Quando é indicado o uso de prótese dentária?

A prótese dentária é indicada para aqueles que perderam todos, um ou mais dentes naturais. Com isso em mente, diversas circunstâncias podem ocasionar essa perda e falamos desses motivos a seguir!

Open chat
Agende sua avaliação
Agende sua avaliação